quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Mega Especial: Dragon Ball (ÚLTIMA PARTE: O Anime)


O anime Dragon Ball é baseado nos 16 primeiros volumes do mangá criado por Akira Toriyama em 1984, e é a primeira parte dos animes da série Dragon Ball, sendo seguido por Dragon Ball Z e depois por Dragon Ball GT. A saga denominada como "Z" só surgiu na versão para anime, pois no mangá original toda a saga foi chamada de Dragon Ball. Já a fase GT não existe em mangá, pois não foi feita por Akira Toriyama, e sim pelo estúdio (Toei Animation), sem a supervisão do seu criador, o que explica alguns erros consideráveis.
Dragon Ball segue as aventuras de Son Goku desde criança até o seu casamento. Esta primeira parte é mais cômica, simples, com grande enfoque no Torneio de Artes Marciais (Tenkaichi Budokai).

Relação com o mangá

Durante o desenvolvimento da maior parte da mangá, o anime estava sendo roteirizado e produzido no seu encalço. Embora isto fizesse com que os episódios fossem transmitidos mais rapidamente, o ritmo resultou numa grande adição de material no anime para prolongar os episódios e impedir que o anime alcançasse o mangá.

Exibição

No Brasil a série foi exibida pela primeira vez pelo SBT em 1996 dentro do programa Bom Dia & Cia e continuou com reprises esporádicas até 2000, mas apenas do primeiro episódio até a luta de Goku contra Tao Pai Pai (episódio 60), na primeira dublagem do extinto estúdio Gota Mágica. Em 2002, a Globo comprou e exibiu os 153 episódios de Dragon Ball com uma redublagem feita pela Álamo. Finalmente, em 30 de maio de 2006, a Cartoon Network começou a exibir a série no bloco Toonami, de Segunda a Quinta, meia-noite e meia.
Em Portugal, Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT foram transmitidos entre 1995 e 1999 e foram exibidos pela SIC. A série foi depois repetida na SIC Gold (mais tarde SIC Sempre Gold) e depois na SIC Radical, onde continuou a ser um sucesso. A Série em Portugal foi dublada pelos estúdios NOVAGA, tendo contado no elenco com: Antonio Semedo, Henrique Fiest, Vasco Machado.

Abertura:
  • Makafushigi Adobenchā! (摩訶不思議アドベンチャー!) ("Aventura Mística!")
    • Letra: Yuriko Mori, Música: Takeshi Ike, Arranjo: Kōhei Tanaka, Performance: Hiroki Takahashi
    • Versões:
      1. Versão 1: episódios 1~101
      2. Versão 2: episódios 102~153
Encerramento:
  • Romatikku Ageru Yo; (ロマンティックあげるよ) ("Eu Te Darei Romance")
    • Letra: Takemi Yoshida, Música: Takeshi Ike, Arranjo: Kōhei Tanaka, Performance: Ushio Hashimoto
    • Versões:
      1. Versão 1: episódios 1~21
      2. Versão 2: episódios 22~103
      3. Versão 3: episódios 104~132
      4. Versão 4: episódios 133~153
      5. Versão 5: episódios 154~199

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...