quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Mega Especial: Avatar - A Lenda de Aang (5ª PARTE: Dobra de Elementos)

Há quatro elementos que regem o planeta onde se passa a série: Água (), Terra(), Fogo() e Ar(). Os Dobradores são pessoas que canalizam seu 'Chi' em um elemento específico e assim conseguem o manipular(ou dobrar). A base de uma Dobra é um arte marcial específica, cada dobra tem a sua.
Dobra de Água: A dobra de Água é baseada em movimentos leves e elegantes que se originaram de uma arte marcial chinesa chamada Tai Chi Chuan. Ela consiste ser defensiva e usa a própria defesa com um poderoso contra-ataque. Assim podemos falar que é uma arte de transformação, também podendo usar os três estados, água, gelo e até mesmo vapor. Água é o Elemento da Mudança.
Dobra de Terra: A dobra de Terra é caracterizada por posturas firmes e golpes fortes que se originaram da arte marcial chinesa Hung Gar, do Kung Fu. Essa dobra consiste ser defensiva e ofensiva, porém seus movimentos não são de grande agilidade. É inspirada em dois animais: O tigre para golpes firmes e fortes e a garça é usado no solo de forma suave. Terra é o Elemento da Substância.


Dobra de Fogo: A dobra de Fogo é caracterizada por ataques de longo alcance, entradas e saídas rápidas de luta, posturas amplas, chutes e defesas circulares e ataques agressivos que tem origem no estilo de Kung Fu Shaolin do Norte. Essa dobra consister em ser muito ofensiva e usa seu próprio ataque com defesa. Fogo é o Elemento do Poder
Dobra de Ar: A dobra de ar é baseada no estilo Ba Gua (também chamada de Pa Kua Chang ou Baguazhang), do Kung Fu, e é uma dobra com movimentos defensivos e leves. Essa dobra consiste em ser defensiva e, muito similar a dobra de água, utiliza o ataque do oponente contra ele próprio.
O Ba Gua é um dos estilos da arte marcial chinesa Kung Fu. Baguàzhang (a escrita chinesa), literalmente, significa "palma dos oito trigramas” (desenhos que correspondem às 8 possibilidades de combinação de Yin Yang em três linhas). A pratica das bases do Ba Gua tem como característica fundamental andar em círculos. Os praticantes desta arte andam como que ao redor de um círculo, mantêm sua base baixa, o olhar dirigido para o centro do círculo. Os deslocamentos em torno do círculo se configuram em uma estratégia de combate que procura evitar um confronto direto de força bruta com o adversário ao escapar pelos lados ou pelas suas costas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...